Veloce 9 (2025)

Fabio Mechetti, regente
Camila Provenzale, soprano

SATIE
RAVEL
MAHLER
Parade
Sheherazade
Sinfonia nº 4 em Sol maior

Fabio Mechetti, regente

Fabio Mechetti é Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais desde a sua fundação, em 2008, sendo responsável pela implementação de um dos projetos mais bem-sucedidos no cenário musical brasileiro. Construiu uma sólida carreira nos Estados Unidos, onde esteve quatorze anos à frente da Sinfônica de Jacksonville, foi regente titular das sinfônicas de Syracuse e de Spokane e conduz regularmente inúmeras orquestras. Foi regente associado de Mstislav Rostropovich na Orquestra Sinfônica Nacional de Washington e com ela realizou concertos no Kennedy Center e no Capitólio norte-americano. Conduziu as principais orquestras brasileiras e também em países da Europa, Ásia, Oceania e das Américas. Em 2014, tornou-se o primeiro brasileiro a ser Diretor Musical de uma orquestra asiática, com a Filarmônica da Malásia. Mechetti venceu o Concurso de Regência Nicolai Malko e é Mestre em Composição e em Regência pela Juilliard School. Na Temporada 2024, apresentou-se com a Orquestra Petrobrás Sinfônica e retornou ao Teatro Colón, onde conduziu a Filarmônica de Buenos Aires.

Nascida em São Paulo e residente em Zurique, a soprano ítalo-brasileira Camila Provenzale tem cantado com grandes orquestras e em importantes salas de concertos e casas de ópera pelo mundo. Foi premiada em diversos concursos nacionais e internacionais, incluindo o Concurso Internacional de Canto Neue Stimmen (Alemanha), o Concurso Maria Callas (Brasil) e o Concurso de Ópera de Paris (França). Entre seus papeis mais elogiados, destacam-se a Condessa de Almaviva em As Bodas de Fígaro (Mozart), na Ópera de Toulon; Donna Anna em Don Giovanni (Mozart), no Théâtre des Champs-Elysées; Mariana Alcoforado na estreia mundial de Cartas Portuguesas (João Guilherme Ripper), na Sala São Paulo; e Micaela em Carmen (Bizet), com a companhia britânica Opera North. Experiente também no repertório sinfônico, cantou todas as sinfonias de Mahler, a Carmina Burana de Carl Orff e muitas obras de Beethoven, Mozart e Villa-Lobos, incluindo apresentações das Bachianas Brasileiras nº 5 no Teatro Real de Madri e em Dubai. Entre 2018 e 2019, foi regularmente convidada para se apresentar com Plácido Domingo em concertos na Europa e nos Estados Unidos. Recentemente, apresentou-se com o projeto Suíte Floresta Amazônica de Villa-Lobos em vários países com a Ópera de Rouen, Orquestra Santa Cecília, Philharmonie de Paris e no Carnegie Hall. O primeiro concerto de Camila com a Filarmônica de Minas Gerais foi em outubro de 2018. Em maio de 2024, estreou como Cio-Cio-San, a protagonista da Madama Butterfly de Puccini, também com a nossa Orquestra.

Programa de Concerto

Parade | SATIE

O Erik Satie das eternas Gymnopédies e Gnossiennes, que a mídia, os melômanos e os estudantes de piano nos fazem ouvir à exaustão, não revela um décimo desse músico estranho que ajudou a fazer a virada do século XIX para o século XX. No panteão da História da música, o lugar de Satie é pequeno, mas importante e Parade é, sem dúvida, sua partitura mais importante. Esse balé em um ato, com argumento de Jean Cocteau, figurino e cenário desenhados por Picasso e coreografia de Léonide Massine, foi escrito para os Ballets Russes de Sergei Diaghilev, que o estrearam em Paris, no dia 18 de maio de 1917. Sobre a obra, Jean Cocteau escreveu que se tratava de “uma banda carregada de sonho”. O próprio Satie, com ironia e falsa modéstia, a declarou “um fundo com certos barulhos que Cocteau julga indispensáveis”. Apollinaire disse que se tratava de “une sorte de surréalisme” (uma espécie de surrealismo), três anos antes de o movimento surrealista surgir em Paris. Na música de Parade, a ironia e o eterno espírito subversivo de Satie estão condensados.

As Mil e Uma Noites já estão em nossa memória afetiva: Sheherazade, a esposa do Sultão das Índias, envolve seu marido com o artifício da narrativa para evitar ser morta - desiludido com a fidelidade feminina, ele decidira matar, depois da noite de núpcias, todas as mulheres com que se casasse. Passadas mil e uma noites de histórias como Aladdin e Ali Baba, a cólera do sultão foi transformada em amor por sua esposa, a quem concede viver. Sheherazade é uma figura metalinguística que personifica a própria narrativa, envolvente e sedutora, que vence os instintos mais irracionais pela ação de um espírito inteligente e sutilmente ardiloso. Não é por acaso que a música ocidental se vê encantada por essa personagem. A Sheherazade de Ravel foi composta em 1903, e é constituída por um ciclo de três canções para voz aguda (soprano ou tenor, embora geralmente seja cantada por voz feminina) e orquestra.

Mahler compôs nove sinfonias e diversos esboços para uma décima. Dessas, a Quarta é uma das que possui participação relevante da voz humana. Essa obra incorpora, em seu último movimento, a canção popular alemã Das himmlische Leben [A vida no Paraíso], que também já havia sido citada por Mahler na Sinfonia nº 3, ainda que de maneira menos incisiva. Cantado por uma voz de soprano, o texto descreve a visão de uma criança sobre o Paraíso. Nem assim, contudo, Mahler abandona os contrastes que prefiguram essencialmente sua linguagem, marcados pela melancolia e por uma angústia insolúvel. Com isso, os versos que descrevem a festa preparada para os justos no Céu remetem também ao sacrifício da ovelha inocente. A partir de tal ideia, a canção fornece o mote musical e ideológico para todos os movimentos da Sinfonia nº 4, ainda que apenas no último ela seja apresentada integralmente, transcendendo, assim, a proposição clássica da elaboração temática. Esses e outros aspectos mostram com clareza a posição limiar que Mahler ocupa na evolução da linguagem musical do Ocidente, na virada do século XIX para o XX, angustiada entre uma era que expira e outra que nasce.

Quero ser lembrado deste concerto.
adicione à agenda 07/11/2025 8:30 PM America/Sao_Paulo Veloce 9 (2025) false DD/MM/YYYY
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6