Encantamento

Camargo GUARNIERI

(1941)

Encantamento é uma peça curta, originalmente escrita para violino e piano e transcrita posteriormente para grande orquestra. Esta obra, composta de um único movimento, alterna partes contrastantes que apresentam, na introdução e no final, uma melodia melancólica em andamento lento, intercalada por um tema sincopado em caráter vibrante. Encantamento foi composta em 1941, a partir de uma encomenda por parte da Divisão de Música da União Panamericana de Washington D. C.

Na década de 1940, Camargo Guarnieri manteve estreito contato com instituições norte-americanas empenhadas em promover as produções musicais brasileiras do século XX. Foi graças ao seu empenho pessoal que se tornou possível a divulgação de suas obras na América do Norte e também na Europa. No Brasil, o investimento de recursos públicos para tal finalidade era reduzido e esparso. Naquele período, o suporte à divulgação da atividade de nossos artistas em países estrangeiros não era prioridade do governo brasileiro. Em contrapartida, os consulados norte-americanos mostravam-se bastante ativos na promoção de artistas latino-americanos.

Após o prêmio recebido pelo Concerto nº 1 para violino, através da Fleischer Music Collection da Philadelphia, o compositor paulista passou algumas temporadas na América do Norte com o intuito de divulgar sua música.

Camargo Guarnieri não considerava que o desenvolvimento de uma produção nacional representasse, pura e simplesmente, a culminância da cultura musical de uma dada sociedade, mas vinculava tal produção à exigência de sua circulação em âmbito mundial, com seu reconhecimento por parte de um público diversificado, incluindo renomados artistas e intelectuais. Assim, para Camargo Guarnieri, a referência ao nacional tornava-se um marco irrefutável e não excluía possibilidades promissoras de tornar a sua música (e também a cultura brasileira) mais conhecida no exterior, seja por meio de sua atuação como regente, seja por participação em concursos de projeção internacional, ou para atender a encomendas por parte de instituições estrangeiras, como é o caso de sua obra Encantamento.

Essa composição foi dedicada a Louis Charles Seeger (1886 – 1979), musicólogo norte-americano que atuou como chefe da Divisão de Música da União Pan-Americana entre 1941 e 1953. Seeger mantinha especial interesse pela música produzida na América do Sul e tornou-se interlocutor de Camargo Guarnieri, de grande valia para seu intuito de divulgar sua música na América do Norte.

A despeito da extensa produção de obras de cunho nacionalista composta ao longo de sua carreira, Camargo Guarnieri enfrentava dificuldades no que concerne à recepção de sua obra por um grande número de ouvintes, mais habituados a encadeamentos melódicos e harmônicos menos densos e mais repetidos. Todavia, o compositor resistia em modificar seu estilo de composição em função desse limite.

Camargo Guarnieri sintetizou sua concepção como “nacional”, expressando-se assim na Gazeta Musical e de Todas as Artes: “Sou e quero ser um compositor nacional do meu país. Se cada ser humano tem uma responsabilidade sobre a terra, a do músico será, certamente, a de contribuir, na medida de sua capacidade, para o enriquecimento da música universal, entendida esta como a soma das diversas músicas nacionais”.

Cesar Buscacio
Pianista, Mestre em Música e Educação pela Uni-Rio, Doutor em História Social pela UFRJ, professor na Ufop.