O Rapto do Serralho, K. 384: Abertura

Wolfgang Amadeus MOZART

Em 1781, Mozart deixava Salzburgo, em mais uma tentativa de se livrar dos estreitos limites musicais de sua cidade natal, rompendo definitivamente com o patrão aristocrático, o autoritário cardeal Colloredo. Como compositor e pianista autônomo, passava a depender da renda de concertos, da venda de partituras, de aulas particulares, do público da alta burguesia que, por meio do pagamento de ingressos, determinava o êxito ou o insucesso de uma obra.

A composição de O Rapto do Serralho coincidiu com a fixação permanente de Mozart em Viena e revela seu desejo de se impor ao público. O compositor optou por um Singspiel, a forma dramático-musical mais tipicamente germânica e que combina, em obras de caráter popular, o diálogo falado e o canto. A vertente vienense é mais operística, e o enredo de O Rapto do Serralho, ambientado na Turquia, contemplava a moda vigente dos temas orientais. De fato, durante toda a vida de Mozart, este foi seu maior sucesso popular. Considerada por muitos como a primeira ópera alemã, resistiu, inclusive, a inúmeras intrigas de rivais invejosos. Sobre ela, o imperador Josef II fez seu famoso comentário: “Bela demais para os nossos ouvidos, meu caro Mozart, e com notas em demasia”. Ao que Mozart retrucou: “Exatamente tantas quantas são necessárias, Majestade”.

Paulo Sérgio Malheiros dos Santos
Pianista, professor da Escola de Música da UEMG