O pássaro de fogo: Suíte

Igor STRAVINSKY

(1909/1910 | suítes versões 1919 e 1945)

Instrumentação: piccolo, 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetes, 2 fagotes, 4 trompas, 2 trompetes, 3 trombones, tuba, tímpanos, percussão, piano, harpa, cordas.

Em 1910, aos 28 anos de idade, Igor Stravinsky escreveu a obra que o tornaria instantaneamente famoso em toda a Europa: o balé O pássaro de fogo. Os Balés Russos, liderados por Sergei Diaghilev, tinham feito seu début em Paris no ano de 1909. Paris vivia seu apogeu cultural e atraía artistas de todas as partes do mundo. Diaghilev mantinha em sua Companhia um grande número de artistas excepcionais. Conseguira reunir nomes que se tornariam lendários na cultura russa, tais como os bailarinos Vaslav Nijinsky, Ida Rubinstein e Anna Pavlova. E, para a temporada de 1910, propôs ao jovem Stravinsky escrever um balé baseado na fábula russa do Pássaro de Fogo.

Segundo a lenda, Ivan Czarevitch, futuro czar, ao perseguir um pássaro maravilhoso, coberto de ouro e fogo, chega aos jardins do terrível Kachtcheï, o Imortal. Sob a árvore das maçãs de ouro, Ivan captura o Pássaro de Fogo, mas decide libertá-lo. O Pássaro lhe dá então uma de suas penas mágicas, com que Ivan poderia chamá-lo quando estivesse em perigo. O Pássaro de Fogo vai embora, a porta do castelo se abre e as treze princesas que viviam cativas saem para brincar. Ivan se esconde e observa. Uma delas, a Princesa da Beleza Sublime, tropeça e cai no arbusto onde Ivan se escondia, e os dois, ao se verem, se apaixonam. As princesas retornam e Ivan, não mais conseguindo viver sem sua amada, tenta entrar no castelo e é capturado pelos guardas. Kachtcheï surge e se prepara para transformar Ivan em pedra. Ele se lembra-se da pena mágica e a agita. O Pássaro de Fogo surge e faz os guardas caírem em sono profundo. Enquanto dormem, o pássaro conta a Ivan o segredo da imortalidade de Kachtcheï: o enorme ovo onde vive sua alma. Ivan destrói o ovo e, com a morte de Kachtcheï, as princesas são libertadas. Ivan e a Princesa Sublime se casam e são coroados czar e czarina.

O balé O pássaro de fogo foi estreado no dia 25 de junho de 1910, na Opéra de Paris, sob a direção do grande Gabriel Pierné, com coreografia de Mikhail Fokin (que também dançou o papel de Ivan) e Tamara Karsavina no papel do Pássaro de Fogo (em substituição a Anna Pavlova, que desistiu do papel-título aparentemente por não ter gostado da música).

Com O pássaro de fogo Stravinsky se tornou célebre da noite para o dia. Porém, julgou que a coreografia não fazia justiça à sua música. Desejoso de mostrar ao mundo a universalidade de sua obra, Stravinsky cria, em 1911, uma suíte orquestral praticamente idêntica à partitura original. Mas, percebendo que, ao transformar um balé em uma obra de concerto, mais modificações deveriam ser feitas, ele recria a partitura e, em 1919, estreia aquela que seria a mais conhecida versão de concerto de O pássaro de fogo. Em 1945 ainda compôs uma terceira versão para concerto, dessa vez bastante fiel à partitura original do balé, a fim de assegurar seus direitos autorais, já que as leis americanas não reconheciam os tratados europeus.

Embora fortemente influenciada pelas obras de Rimsky-Korsakov e pela tradição folclórica russa, a música de O pássaro de fogo prima por uma originalidade sem precedentes na história. Música extremamente imaginativa, com atmosferas inusitadas, ritmos complexos, melodias sugestivas e efeitos orquestrais espetaculares.

Extraído do texto de Guilherme Nascimento
Compositor, Doutor em Música pela Unicamp, professor na Escola de Música da UEMG, autor dos livros Os sapatos floridos não voam e Música menor.