Violas   |   Principal
Mineiro de Juiz de Fora, João Carlos iniciou sua atuação como violista na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, onde ocupa a posição de Viola Principal desde 2009. Estudou violino e música de câmara com Bernardo Bessler e André Pires, e prática orquestral com Nelson Nilo Hack. Participou de masterclasses com Marie Christine Springuel, Luis Otávio Santos, Menahem Pressler e Roberto Díaz, entre outros notáveis professores.
Foi músico da Orquestra Sinfônica Brasileira. Como membro do Quarteto Radamés Gnattali, recebeu o Prêmio Rumos Itaú Cultural 2007-2009. Entusiasta da prática da música de câmara, dirige o Trio Villani, composto também por Jovana Trifunovic e Eduardo Swerts. O grupo foi contemplado pelo Natura Musical, lançando o álbum Três Tons Brasileiros.
Algumas de suas atuações de destaque foram ao lado de Antonio Meneses, Roman Simovic, Márcio Carneiro, Quarteto Bessler e Sigiswald Kuijken. Como solista, apresentou-se junto à Petrobras Sinfônica, com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, as sinfônicas das escolas de música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com a Filarmônica de Minas Gerais.