Laura von Atzingen

Primeiros Violinos

De uma família de músicos, Laura von Atzingen começou a estudar violino aos três anos com a professora Luciene Vilani. Aos nove, fez seu primeiro solo com o Concertino de Ernst Mahle com a Orquestra Jovem do Sesiminas (EFIC). Concluiu seu bacharelado em Violino na UFMG na classe do professor Edson Queiroz. Durante sua graduação, foi segundo lugar no Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio (2011) e venceu os concursos para jovens solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (2012) e da Orquestra da Escola de Música da UFMG (2012), com o Concerto em sol menor de Max Bruch. Em 2018, no Festival de Juiz de Fora, apresentou Desafio III de Marlos Nobre com a Orquestra de Câmara Sesiminas.

Laura participou de diversos festivais nacionais e internacionais, como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, em 2007 e 2008, e o Festival junger Künstler Bayreuth (2010) na Alemanha, onde trabalhou com regentes como Kurt Masur, Osvaldo Ferreira, Alex Klein e Patrick Lange. Na Oficina de Música de Curitiba 2015, foi spalla da orquestra de participantes do Festival, sob regência do maestro Cláudio Cruz.

Em 2017, Laura concluiu seu mestrado em Performance pela Duquesne University (Pittsburgh, EUA), na classe do professor Charles Stegeman. Para a realização do curso, teve bolsa completa da Universidade e foi spalla da orquestra da instituição, bem como integrante do seu quarteto de cordas. Ainda nos EUA, foi violinista substituta nas sinfônicas de Westmoreland e Wheeling. De 2012 a 2019, Laura integrou o naipe de Primeiros Violinos da Orquestra de Câmara Sesiminas.