Fagotes
O pernambucano Mateus Almeida iniciou seus estudos musicais aos 11 anos no antigo Centro de Criatividade Musical do Recife, atual ETECM. Nesta instituição, formou-se nos cursos de Iniciação, Preparatório e Técnico Musical. Aos 15 anos de idade, começou os estudos no fagote com os professores Josias Felipe e Manoel Nascimento. No ano de 2022, formou-se bacharel em fagote pela UNISANTANNA; no entanto, os dois primeiros anos da graduação foram feitos na UFRJ, sob os cuidados do professor Aloysio Fagerlande. Atualmente, é mestrando pela USP, sendo orientado pelo professor Fábio Cury.
Antes de ingressar na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, foi aprovado para a Orquestra Sinfônica de Campinas e tocava nas Orquestras Sinfônicas de Guarulhos e na Orquestra Experimental de Repertório. Ademais, tocou como músico convidado na Orquestra Sinfônica da Paraíba, na Bachiana Filarmônica, na Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ, na Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro e foi solista convidado na Orquestra Sinfonieta do Recife.
Foi bolsista em importantes festivais de música do Brasil, tais como o Festival de Inverno de Campos do Jordão e o Festival de Música de Pelotas.
Teve aulas em masterclass com fagotistas como Adolfo Cabrerizo (Espanha), Alexandre Silvério (Brasil), Sophie Dervaux (França), Afonso Venturiere (Suíça), David Tomas (Alemanha) e Selim Aykal (Alemanha), entre outros.