Primeiros Violinos
Wagner Oliveira iniciou seus estudos aos sete anos com os professores Sóstenes Paes e Joselho Rocha, em Maceió, sua terra natal. Aos 13 anos, foi bolsista da Orquestra de Câmara da Universidade Federal de Alagoas. Em São Paulo, foi aluno do projeto Guri, na Escola de Música do Estado de São Paulo, com o professor Ênio Antunes, e do Instituto Baccarelli, orientado pela professora Andréa Campos.
Entre 2015 e 2017, foi spalla das Orquestras Juvenil e Sinfônica Heliópolis. Nos Estados Unidos, atuou no naipe de Primeiros Violinos da American Youth Symphony sob regência do maestro Carlos Izcaray, e foi Principal Segundo Violino da APU Symphony (Azusa Pacific University) sob regência do maestro Christopher Russell. Em 2020, recebeu o Artist Certificate Diploma pela Azusa Pacific University, na classe da professora Ingrid Chun.
Participou de diversos festivais de música no Brasil, e também do Summer Music Institute no Novo México – EUA. Aperfeiçoou-se em masterclasses com Cármelo de los Santos, Elisa Fukuda, Alejandro Drago, Glenn Dicterow e John McGrosso. Wagner também colaborou com maestros como Carlos Miguel Prieto, Marin Alsop e Isaac Karabtchevsky.