|    15 Maio 2023

Quinteto de Sopros da Filarmônica de Minas Gerais realiza concerto didático para alunos da rede pública municipal de Lagoa Santa

Concerto realizado pelo Instituto CCR e Instituto Cultural Filarmônica levou atividade educativa e artística aos estudantes de Lagoa Santa

Nesta segunda, dia 15 de maio, o Quinteto de Sopros da Filarmônica se apresentou no auditório da Escola Municipal Doutor Lund, em Lagoa Santa. Cerca de 300 alunos do 1º ao 9º ano da rede pública da cidade assistiram ao concerto e puderam aprender sobre a riqueza melódica dos instrumentos de sopros.

O Quinteto de Sopros é formado pela flautista Cássia Lima, pelo oboísta Alexandre Barros, pelo clarinetista Marcus Julius Lander, pelo fagotista Adolfo Cabrerizo e pela trompista Alma Maria Liebrecht, todos chefes de naipe na Orquestra.

O repertório permitiu aos alunos ter uma manhã musical animada com muita informação sobre as obras e os instrumentos. O Quinteto apresentou peças criadas especificamente para essa formação instrumental e obras da música popular brasileira e argentina com arranjo para sopros. Os alunos ouviram Divertimento de Franz Joseph Haydn; Três peças breves, do francês Jacques Ibert; Danças Húngaras Antigas, do húngaro Ferenc Farkas, e o famoso Libertango, do argentino Astor Piazzolla. O concerto foi guiado pelos músicos, que apresentaram os instrumentos e conversaram com as crianças sobre as peças, contando curiosidades e fazendo brincadeiras. Na parte brasileira do programa tivemos o choro Flor Amorosa, de Joaquim Callado e Catulo da Paixão Cearense; Doce de Coco, de Jacob do Bandolim; a animadíssima Tico-tico no fubá, de Zequinha de Abreu; e a Suíte para quinteto de sopros de Radamés Gnattali.