Da fantasia à realidade

03 e 04 de agosto 2017, das 19H30 às 20H
Sala de Recepções
Palestrante: Oiliam Lanna

ir para a página deste programa

“Uma das partituras mais ternas de Stravinsky. Uma carta de amor à Rússia de sua infância (…)”, escreveu o historiador Joseph Horowitz sobre O beijo da fada, tema destes bate-papos com o compositor Oiliam Lanna. O argumento do balé, escrito sob encomenda da bailarina, atriz e ativista Ida Rubinstein, é uma livre adaptação de um conto de Hans Christian Andersen e sua música é uma homenagem declarada a Tchaikovsky. Saindo do reino da fantasia e chegando à realidade brutal da II Guerra Mundial, Lanna comenta ainda o Concerto para violoncelo escrito pelo austríaco Hans Gál, compositor e musicólogo de origem judia, em um período de profunda dor e isolamento.

Na imagem em destaque, um recorte de Le Baiser de la Fee: setting for Act III, quadro de Alice Halicka (1940)

Oiliam Lanna

Regente e compositor, Oiliam Lanna é formado pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atualmente ministra aulas de composição. Sua trajetória acadêmica inclui o estudo de Análise Musical e Composição na Fundação de Educação Artística, em Belo Horizonte, mestrado em Composição na Faculdade de Música da Universidade de Montreal e doutorado em Linguística pela Faculdade de Letras da UFMG. Sua produção inclui obras para instrumentos solistas, peças camerísticas e orquestrais.

Para se Aprofundar

IGOR STRAVINSKY

Para ouvir
CD Tchaikovsky, Suite no. 3; Stravinsky, Divertimento, Ballet suite from Le baiser de la fee | Russian National Orchestra – Vladimir Jurowski, regente (Pentatone Classics – 2006)