Entre clássicos e românticos

17 e 18 de maio 2018, das 19H30 às 20H
Sala de Recepções
Palestrante: Fabio Mechetti

ir para a página deste programa

O extremamente lírico Rondó de Mozart e a virtuosística e diabólica Totentanz [Dança dos Mortos] de Franz Liszt, ambas compostas para piano e orquestra, são assuntos dos Concertos Comentados com o maestro Fabio Mechetti. Nosso Diretor Artístico e Regente Titular fala também sobre a pureza da estética clássica de Schubert exemplificada pela Sinfonia “Trágica”, e a versatilidade programática de Richard Strauss ao descrever de forma única as aventuras do sedutor-mor da história, Don Juan.

Ilustra esta página um recorte de O triunfo da morte (cerca de 1350), uma das inspirações de Liszt para a criação da Totentanz. O afresco encontra-se no Camposanto Monumentale, em Pisa, e foi visitado pelo compositor em 1838. Na época, a obra era atribuída a Andrea Orcagna e, nos dias de hoje, a autoria é creditada a Francesco Traini, principalmente, ou a Buonamico Buffalmacco.

Fabio Mechetti

Com ampla formação musical, experiência e agenda para a condução de importantes orquestras de vários países, Fabio Mechetti é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde sua fundação, em 2008. Com seu trabalho, Mechetti posicionou a orquestra mineira nos cenários nacional e internacional da música erudita e conquistou vários prêmios. Recebeu, em 2015, o Grande Prêmio da Revista Concerto, resultado da avaliação de críticos especializados e também do voto popular, e, em 2016, o Troféu JK de Desenvolvimento Econômico, por sua contribuição para um novo patamar na economia da cultura no estado.