Orfeu por Liszt e Stravinsky

06 e 07 de julho 2017, das 19H30 às 20H
Sala de Recepções
Palestrante: Regina Amaral

ir para a página deste programa

De rico conteúdo emocional, o balé Orfeu, de Igor Stravinsky acentua o violento drama mitológico vivido por Orfeu e Eurídice. Já Franz Liszt, em seu poema sinfônico inspirado pelo mesmo mito, aborda a história de uma maneira completamente diferente. Cabe à bailarina e historiadora da Dança Regina Amaral explorar e nos apresentar a riqueza dessas narrativas.

 

Orphée ramenant Eurydice des Enfers (1861), pintura de Jean-Baptiste Camille Corot.

Regina Amaral

Regina Amaral é bailarina, professora do Corpo Escola de Dança, formada em Pedagogia do Movimento e graduada em Dança pela UFMG. Estudou balé clássico com Carlos Leite e dança moderna com Pedro Pederneiras e Rodrigo Pederneiras. Iniciou sua carreira em 1979, no espetáculo Maria, Maria, do Grupo Corpo. Integrou o elenco da Cia de Dança do Palácio das Artes. Em 2009, fundou com o bailarino e professor Carlos Arão o Mergulho 747 - Grupo de Estudos em Dança, dedicado a cursos e palestras.

Para se Aprofundar

LISZT | ORFEU

Para ouvir
CD Richard Strauss – Ein Heldenleben; Franz Liszt – Orpheus; Psalm 13 | Royal Philharmonic Orchestra – Beecham Choral Society – Sir Thomas Beecham, regente (EMI Studio DRM – 1993)

 

Para ler
Ernst Burger – Franz Liszt: a chronicle of his life in pictures and documents (Princeton University Press – 1989)

 

Para assistir
Royal Concertgebouw Orchestra – Daniele Gatti, regente