Sobre Mozart, Karlowicz e Guarnieri

08 e 09 de junho 2017, das 19H30 às 20H
Sala de Recepções
Palestrante: Werner Silveira

ir para a página deste programa

Neste programa experimentamos três momentos bem distintos da história da humanidade: o Classicismo de Mozart, coroado em sua plenitude pelo Concerto para piano nº 26; o Romantismo abreviado do compositor polonês Mieczyslaw Karlowicz, por meio de uma das sua primeiras composições; e o nacionalismo do brasileiro Camargo Guarnieri, em obra dedicada ao compositor norte-americano Aaron Copland.

Na foto, Karlowicz nas montanhas de Tatra. Além de compositor, ele foi um ávido montanhista e fotógrafo de muito talento.

Werner Silveira

Percussionista da Filarmônica de Minas Gerais desde a sua criação em 2008, Werner foi professor de Percussão e Coordenador do Departamento de Música do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado. Há mais de quinze anos vem pesquisando sobre as relações entre as artes, a filosofia, a ciência, a educação e a gestão, com o propósito de expandir nossa visão de mundo, por meio de um ciclo de palestras temáticas intituladas Degustação Musical. Desde fevereiro de 2017 é professor convidado da Fundação Dom Cabral nas áreas de Arte e Gestão e Humanidades na Gestão.

Para se Aprofundar

GUARNIERI

Para ouvir
Mieczyslaw Karlowicz – Rebirth Symphony, op. 7; Bianca da Molena, op. 6 – Warsaw Philharmonic Orchestra – Antoni Wit, regente (Naxos – 2011)