Um Carnaval de sons

01 e 02 de março 2018, das 19H30 às 20H
Sala de Recepções
Palestrante: Werner Silveira

ir para a página deste programa

Não só no Brasil o Carnaval é importante. Berlioz escreveu uma abertura cheia de energia inspirado pela festa momesca romana. “Uma canção das pessoas livres e felizes” poderia ser o mote de outra peça carnavalesca, mas foi o que Prokofiev disse sobre a gênese de sua Quinta Sinfonia. As duas obras, e também o lírico e simplesmente belo Concerto para piano nº 2 de Chopin, são os assuntos dos Concertos Comentados com Werner Silveira.

Ilustra esta página um recorte de O Carnaval em Roma, pintura em óleo de José Benlliure (1881).

Werner Silveira

Percussionista da Filarmônica desde a sua criação em 2008, Werner foi professor de Percussão e coordenador do Departamento de Música do Cefart da Fundação Clóvis Salgado. Há mais de quinze anos vem pesquisando sobre as relações entre artes, filosofia, ciência, educação e gestão para o ciclo de palestras temáticas intituladas Degustação Musical. Desde fevereiro de 2017 é professor convidado da Fundação Dom Cabral nas áreas de Arte e Gestão e Humanidades na Gestão.