Da música sinfônica ao jazz

30 e 31 de maio 2019, das 19H30 às 20H
Sala de Recepções
Palestrante: Eduardo Swerts

ir para a página deste programa

Será uma alegria receber novamente o nosso violoncelista Eduardo Swerts, o Dudu, para falar principalmente sobre o polêmico e eclético compositor vienense Friedrich Gulda. Seu Concerto para violoncelo e orquestra de sopros reflete claramente essa personalidade única. Passando pela música pop, big band, por canções folclóricas vienenses, pela valsa e pelo jazz, o Concerto é permeado por uma escrita absolutamente virtuosística e desafiadora para o solista, mas divertida e multicolorida para o público. Uma obra que certamente dividirá opiniões!

Eduardo Swerts

O violoncelista Eduardo Swerts é graduado em música pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Fez o Mestrado, o Artist Diploma e o curso de Música de Câmara na Musikhochschule Münster e na Robert Schumann-Hochschule Düsseldorf, Alemanha. Membro da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2012, atuou também em orquestras na Alemanha e na Itália, além de ter sido Violoncelo Principal da Orquestra das Américas. É professor de violoncelo da Universidade do Estado de Minas Gerais e diretor artístico do Belo Cello Festival. Foi bolsista do KAAD e da Fundação Yehudi Menuhin durante os seus estudos de pós-graduação. Eduardo é também bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.