O balé e Tchaikovsky

09 e 10 de junho 2016, das 19H30 às 20H
Sala de Recepções
Palestrante: Regina Amaral

ir para a página deste programa

Movimento, leveza, plasticidade. Música e dança se fundem e se transformam em algo único: o Ballet Clássico. E um dos compositores que mais explorou o universo da dança na música certamente foi Tchaikovsky. Com ele, o balé russo ganhou incomparável prestígio musical no final do século XIX, dando início a uma renovação estética que iremos conhecer através do olhar da historiadora e bailarina Regina Amaral.

Regina Amaral

Regina Amaral é bailarina, professora do Corpo Escola de Dança, formada em Pedagogia do Movimento e graduada em Dança pela UFMG. Estudou balé clássico com Carlos Leite e dança moderna com Pedro Pederneiras e Rodrigo Pederneiras. Iniciou sua carreira em 1979, no espetáculo Maria, Maria, do Grupo Corpo. Integrou o elenco da Cia de Dança do Palácio das Artes. Em 2009, fundou com o bailarino e professor Carlos Arão o Mergulho 747 - Grupo de Estudos em Dança, dedicado a cursos e palestras.

Para se Aprofundar

Ouvindo

CD Tchaikovsky – Suítes orquestrais – O Quebra-nozes, op. 71; O lago dos cisnes, op. 20 – Royal Philharmonic Orchestra – Yuri Simonov, regente (Coleção O Globo de Música Clássica – 2006)

Tchaikovsky, por Michel Rostislav Hofmann (Éditions du Seuil – Solfèges – 1979)