Abertura festiva

Camargo GUARNIERI

(1971)

Instrumentação: piccolo, 3 flautas, 2 oboés, corne inglês, 2 clarinetes, 2 fagotes, contrafagote, 4 trompas, 3 trompetes, 3 trombones, tuba, tímpanos, percussão, harpa e cordas.

 

Nascido em Tietê, no interior paulista, Mozart Camargo Guarnieri transferiu-se com a família para a capital em 1923 a fim de estudar música. Em São Paulo foi principalmente orientado por Lamberto Baldi e, posteriormente, por Mário de Andrade, que se tornou o mentor intelectual do jovem compositor. Camargo Guarnieri (que abandonara seu primeiro nome), como consequência de prêmio recebido em 1938, segue para a França, onde estuda com Nadia Boulanger, Charles Koechlin e François Ruhlmann.

 

Na década de 1930, Camargo Guarnieri, em suas composições camerísticas mais recentes, sistematiza o uso de instrumentos típicos brasileiros e evita empregar nas partituras as usuais expressões italianas, indicando em vernáculo: com alegria, bem dengoso, requebrando, tristemente… Em 1938, vencedor do Prêmio de Aperfeiçoamento Artístico, realiza estudos musicais na França, notadamente com Charles Koechlin (contraponto, composição e instrumentação), François Ruhlmann (regência) e Nadia Boulanger, mestra centralizadora do movimento musical neoclássico, que lhe transmitiu a sabedoria e a eficiência das formas tradicionais.

 

A partir de prêmio recebido na Filadéfia, em 1942, o compositor visitou os Estados Unidos em diversas oportunidades. Tornou-se amigo de Aaron Copland (também ex-aluno de Nadia Boulanger) e Leonard Bernstein, aos quais dedicou, respectivamente, a Abertura concertante e a Sinfonia nº 4. Participou de concursos e encontros internacionais de compositores, apresentando suas obras à frente de importantes orquestras, entre elas a Sinfônica de Boston, a convite de Sergei Koussevitzky.

 

Em São Paulo, Guarnieri dirigiu o Coral Paulistano (criado por Mário de Andrade) e regeu a orquestra do Departamento de Cultura de São Paulo. Em 1976, fundou a Orquestra de Cordas da USP (Universidade de São Paulo), que dirigiu até 1992. Foi durantes longos anos professor de Composição. Entre seus alunos, citam-se Oswaldo Lacerda, Sérgio Vasconcelos Corrêa, Almeida Prado, Marlos Nobre, Aylton Escobar.

 

A Abertura festiva foi escrita em vinte dias, em janeiro de 1971, para abrir a temporada anual da Orquestra Filarmônica de São Paulo. Neoclassicismo e elementos rítmicos nacionalistas aliam-se nesta obra pequena e rica em percussão. Camargo Guarnieri emprega três temas principais: o tema A que aparece na flauta, antecedido por breve introdução orquestral. O tema B é confiado ao clarinete, após um momento de repouso estabelecido pelas trompas. Esses dois primeiros temas são bastante rítmicos e contrastam com a longa linha melódica do tema C, apresentado pelos trompetes e violinos. Elementos dos três temas são trabalhados, com destaque para um pequeno cânone dos sopros sobre os violoncelos. Na reapresentação dos dois primeiros temas, o B (agora no oboé) antecede o A (no clarinete e, depois, nos violinos), dando à arquitetura uma forma espelhada AB-C-BA. A Coda é construída em crescendo gradativo até o clímax conclusivo.

 

Guarnieri deixou um catálogo com mais de setecentos títulos, que o coloca entre os mais prolíficos e significativos compositores brasileiros.

 

Paulo Sérgio Malheiros dos Santos
Pianista, Doutor em Letras, professor na UEMG, autor dos livros Músico, doce músico e O grão perfumado – Mário de Andrade e a arte do inacabado. Apresenta o programa semanal Recitais Brasileiros, pela Rádio Inconfidência.

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