Concerto para piano nº 3

Bela BARTÓK

(1945)

Instrumentação: piccolo, 2 flautas, 2 oboés, corne inglês, 2 clarinetes, clarone, 2 fagotes, 4 trompas, 2 trompetes, 3 trombones, tuba, tímpanos, percussão e cordas.

Grande pianista, Béla Bartók atuou sob a direção de célebres regentes, convidado por famosas orquestras europeias e americanas. Fez seu primeiro recital aos dez anos, quando ainda estudava com sua mãe.

Dentre outros mestres, aperfeiçoou-se com Istvan Thoman, aluno de Liszt. Durante três décadas, Bartók lecionou piano no Conservatório de Budapeste, consolidando a fama de excelente pedagogo. Dedicou a seu instrumento predileto obras didáticas de inegável valor artístico e um repertório fundamental para a música moderna.

Dos três concertos que escreveu para piano, Bartók estreou os dois primeiros. O êxito do Segundo Concerto, no início de 1933, marcou a última apresentação pública do compositor na Alemanha. O Concerto nº 3, escrito no exílio americano, simultaneamente ao Concerto para viola, foi sua obra derradeira – os quatorze compassos finais foram orquestrados por Tibor Serly, seu discípulo, seguindo instruções do próprio compositor. A estreia (póstuma) ocorreu em 1946, com o pianista György Sandor e o maestro Eugene Ormandy.

Dedicado à esposa de Bartók, Ditta Pásztory, o Concerto nº 3 mantém um clima basicamente cantabile, notável pela flexibilidade e transparência melódica. A orquestração é fluida, leve. A linguagem emotiva e misteriosa tem algo de mágico, quase místico. O piano não é tratado de maneira percussiva, como na técnica predominantemente contrapontística do Primeiro Concerto; nem com a verve rítmica do Segundo.

No Allegretto inicial, em forma sonata, os violinos e as violas preparam a entrada do piano, que expõe o cantante primeiro tema, acentuadamente magiar. O segundo tema, com caráter scherzando, liga-se ao precedente por uma passagem das madeiras. O curto desenvolvimento utiliza, sobretudo, elementos do primeiro tema. O refinamento extraordinário da partitura culmina na sutileza dos compassos finais, destinados à flauta e ao piano.

O Adagio religioso central tem forma ternária (A-B-A), com os diferentes períodos ligados pelas cordas. Estas iniciam a introdução – motivo pentatônico, tratado polifonicamente. O Coral (parte A), de grande simplicidade e serenidade atemporal, é enunciado pelo piano. O episódio central (parte B) mantém o clima reflexivo, apesar do virtuosismo dos arabescos pianísticos. O colorido orquestral se enriquece pelos trinados nas cordas e pelas breves interferências dos metais. O retorno do Coral (parte A) faz-se apenas nas madeiras, em torno das quais o piano tece delicadas figurações.

Na transição para o Allegro vivace final, após introdução de caráter húngaro, os tímpanos preparam a entrada de um fugato iniciado pelo piano. O movimento tem forma de rondó, com os trechos melódicos alternando-se com danças de ritmos sincopados. Esses elementos constituintes apresentam-se entrecortados de fugati. No final, o tema do rondó aparece nos violinos e uma figuração virtuosística do piano colore a conclusão.

Além da obra pianística, a produção de Béla Bartók – incontestavelmente um dos compositores mais originais, inovadores e influentes do século XX – abrange variados gêneros, incluindo obras orquestrais, música para teatro (ópera, balé e pantomima), música vocal, coral e para combinações de câmara. Sua arte atingiu um ponto culminante nos seis quartetos de cordas, associados em linha direta aos quartetos da última fase de Beethoven e que fazem de Bartók o expoente moderno dessa modalidade camerística.

Aos dezoito anos, Bartók começou a pesquisar metodicamente as manifestações musicais populares de seu país. Até o começo do século XX, a música húngara confundia-se com a música dos ciganos daquela região, como nos exemplos célebres das Rapsódias de Liszt e nas Danças húngaras de Brahms. A redescoberta do folclore magiar foi obra de Bartók e de seu amigo, o compositor Zoltán Kodály. Bartók estendeu suas pesquisas por países como Eslováquia, Romênia, Arábia, Sérvia, Croácia, Anatólia e Bulgária, chegando ao norte da África e à Turquia. Seu método implicava uma ética – o respeito absoluto pelas diferentes etnias e a superioridade do humanismo sobre o nacionalismo. Guiado por um espírito científico, o compositor recolheu, classificou e analisou milhares de canções, em busca de procedimentos musicais comuns a diversas culturas camponesas. Assimilou a surpreendente riqueza rítmica do folclore e libertou-se da hegemonia do sistema tonal (pelo uso sistemático de modos e escalas seculares). Renunciando aos efeitos fáceis de exotismo superficial, Béla Bartók se serviu do folclore não apenas num sentido ornamental. Paralelamente às pesquisas de etnomusicologia, ele elaborou uma síntese original de certos aspectos do cânone musical ocidental. Reconhecia-se tributário do pianismo de Liszt e, sobretudo (como declarou, em entrevista ao maestro Serge Moreux), da influência de três grandes compositores: Debussy, Beethoven e Bach. Ao recuperar e incorporar elementos primitivistas à melhor tradição erudita ocidental, Bartók contribuiu decisivamente para a renovação da linguagem musical contemporânea.

Paulo Sérgio Malheiros dos Santos
Pianista, Doutor em Letras, professor na UEMG, autor dos livros Músico, doce músico e O grão perfumado – Mário de Andrade e a arte do inacabado. Apresenta o programa semanal Recitais Brasileiros, pela Rádio Inconfidência.