|    1 jul 2020

Concertos suspensos temporariamente

Para segurança de todos, estenderemos a paralisação até final de junho, ainda que, dependendo da evolução da pandemia, a data possa ser antecipada ou, até mesmo, novamente estendida

Prezados Assinantes, Patrocinadores, Amigos, Seguidores e Admiradores da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais,

 

Já se passaram quase 30 dias desde a nossa última apresentação, no sábado, 14 de março, do concerto Fora de Série, com as Suítes de Bach, Khatchaturian, Bartók e Strauss. Os calorosos aplausos, gritos e assobios de alegria permanecem em nossas memórias e corações, um último regozijo antes da anunciada crise por vir e que se concretizou, logo em seguida, com a determinação do Governo de suspensão, até 18 de abril, de nossas atividades, como forma de preservar a saúde de músicos, funcionários e público em geral, diante da virulência do Covid-19. 

 

A princípio, acreditávamos que seria possível um retorno em 19 de abril, mas isso não poderá acontecer. Assim, é chegada a hora de lhes dar uma satisfação sobre a situação atual, o diagnóstico que fazemos e o prognóstico sobre quando a Filarmônica voltará a lhes encantar em nossa Sala Minas Gerais. 

 

Temos trabalhado intensamente no sentido de montar cenários com base nos dados e informações disponíveis. Chegamos à conclusão de que, para segurança de todos, estenderemos a paralisação até final de junho, ainda que, dependendo da evolução da pandemia, a data possa ser antecipada ou, até mesmo, novamente estendida

 

Nossos esforços, neste momento, estão focados em realocar o máximo dos concertos não realizados e, para isso, precisaremos continuar as atividades para além do dia 18 de dezembro, estendendo-as pelo mês de janeiro e início de fevereiro de 2021

 

Precisamos, então, de sua compreensão, paciência e confiança diante deste cenário incerto, assegurando-lhes que estamos fazendo o melhor possível para minimizar os prejuízos desta paralisação e podermos implementar a relevante temporada que havíamos preparado para vocês. 

 

Juntem-se, então, a nós, na expectativa de que a alegria voltará à Sala Minas Gerais e de que teremos um segundo semestre repleto de belos concertos que alegrarão também o inusitado verão de 2021. Será uma experiência diferente, mas igualmente prazerosa e inspiradora, graças à excelência da música que nossos talentosos instrumentistas lhes proporcionarão. 

 

Queremos agradecer ao Governo de Minas pelo continuado apoio e o entendimento da importância de nossa Filarmônica para o engrandecimento do cenário cultural de Minas Gerais. Agradecemos também aos nossos Patrocinadores, que, com sensibilidade, estão compreendendo a necessidade de reprogramação das atividades e das contrapartidas inicialmente acertadas. 

 

Agradecemos a todos os Assinantes, que têm nos transmitido os melhores votos de confiança em nosso trabalho e pela generosa compreensão de que suas assinaturas são fonte primordial de sustentabilidade da Orquestra. Solicitamos, então, aos nossos Assinantes e a todos aqueles que adquiriram ou pretendem adquirir seus ingressos avulsos que aguardem, o mais brevemente possível, o anúncio da reprogramação da Temporada 2020, na qual serão mantidas as datas dos concertos previamente programados para a partir do mês de julho e incluídas novas datas, em substituição aos concertos suspensos desde o dia 19 de março. Estamos buscando manter os mesmos solistas, regentes e repertório anunciados. 

 

Todos aqueles que têm acompanhado de perto a trajetória de nossa Orquestra conhecem os grandes êxitos já alcançados, mas, também, os enormes obstáculos que temos tido que superar. Fazer Cultura de qualidade sempre foi difícil e, num momento como este pelo qual estamos passando, isso se torna ainda mais desafiador. A Filarmônica tem conquistado, ao longo dos anos, uma posição de destaque nacional e internacional no campo da música clássica, trazendo enorme orgulho àqueles que ajudaram na sua concretização. Apesar disso, são grandes as fragilidades institucionais e os desafios para a sustentabilidade da Orquestra, e o seu apoio, emocional e financeiro, é absolutamente fundamental para enfrentarmos o momento atual. 

 

Reiteramos os nossos agradecimentos aos Amigos da Filarmônica, cujos recursos serão destinados à implementação da plataforma educacional, e aproveitamos para convidar aqueles que ainda não aderiram ao programa que avaliem a possibilidade de fazê-lo. Maiores informações no nosso site: fil.mg/amigos.

 

Por fim, queremos agradecer a todos os nossos Ouvintes e Admiradores que anseiam pela volta da Filarmônica. Até lá, convidamos todos a aproveitarem as nossas transmissões digitais, que preparamos com muito carinho para vocês. O programa Nossa música em sua casa vem sendo implementado desde o dia 18 de março. Confiram no nosso site www.filarmonica.art.br, no canal do YouTube, no Facebook e Instagram da Filarmônica de Minas (busque sempre por filarmonicamg) e fiquem atentos a todas as comunicações que estamos fazendo através de mensagem diretas via e-mail e pelas redes sociais, lembrando-lhes de cada um dos concertos e programas que estamos disponibilizando. Informações e dúvidas poderão ser direcionadas por meio dos nossos canais de comunicação: e-mail contato@filarmonica.art.br ou pelo telefone (31) 3219-9000, no horário de 9h a 18h.

 

Se esta condição tão desafiadora para a humanidade tem levado a este passageiro isolamento, acreditamos no poder transformador e emancipador da Música  Clássica e reafirmamos, aqui, o nosso compromisso em proporcionar ao público mineiro e brasileiro a música de excelência da nossa Filarmônica, que, o mais brevemente possível, estará de volta, juntamente com todos vocês, em nossa Sala Minas Gerais

 

Com um cordial abraço,

Diomar Silveira
Presidente
Instituto Cultural Filarmônica

Fabio Mechetti
Diretor Artístico e Regente Titular
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.