|    16 nov 2022

Filarmônica lança a Temporada 2023

A Orquestra celebra suas 15 primaveras musicais.

Em fevereiro de 2008, a Filarmônica de Minas Gerais nascia sob o signo da excelência. O ano 2023 é especialmente marcante na bem-sucedida história da Orquestra: a celebração de seus 15 anos de vida. A programação para o próximo ano foi anunciada presencialmente no dia 3 de outubro, às 20h, na Sala Minas Gerais, com transmissão ao vivo pelo canal da Filarmônica no YouTube. O anúncio foi feito pelo Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica, maestro Fabio Mechetti, em conversa com a jornalista Daniella Zupo e participação de grupos de câmara da Orquestra. No mesmo dia, foi aberta a Campanha de Assinaturas, por meio da qual o público pode adquirir, antecipadamente, ingressos para todo o ano de 2023. A Filarmônica de Minas Gerais oferece, anualmente, assinatura para cinco séries de concertos: Presto e Allegro (realizadas às quintas-feiras), Veloce e Vivace (realizadas às sextas-feiras) e Fora de Série (aos sábados). 

 

Para Fabio Mechetti, a Filarmônica de Minas Gerais conseguiu, em um curto espaço de tempo, se posicionar como o maior projeto sinfônico da América Latina neste milênio, ao embarcar numa viagem cultural que busca explorar a riqueza viva da história da música universal, por meio do trabalho contínuo dos músicos, solistas e regentes convidados, das equipes técnica e administrativa, e de todos aqueles que dão apoio e significado ao projeto. “Da ousadia e da ambição que nortearam a criação da Orquestra, formada por um grupo de jovens talentosos e promissores músicos do Brasil e do exterior, ao reconhecimento que hoje temos em nível internacional, a Filarmônica vem sendo exemplo de uma ação que muito nos honra e orgulha”, destaca. 

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO 2023

A Temporada 2023 se inicia nos dias 2 e 3 de março com a Abertura Festiva de Shostakovich e com a estreia mundial de obra encomendada a Leonardo Martinelli, Concerto para Orquestra, em que ele destaca o grande talento e virtuosismo dos músicos e musicistas da Filarmônica.  A pianista coreana Joyce Yang retorna a Belo Horizonte para executar um dos mais admirados e desafiadores concertos do repertório pianístico, dando início à celebração dos 150 anos de nascimento de Rachmaninov. A regência é do maestro Fabio Mechetti, Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais. 

 

Em 2023, a Filarmônica celebra 200 anos de nascimento de Édouard Lalo, 150 anos de nascimento de Rachmaninov, 150 anos de nascimento de Reger, 125 anos de Gershwin, 100 anos de nascimento de Ligeti e 75 anos de nascimento do brasileiro Ronaldo Miranda; 75 anos de morte de Lorenzo Fernandez, 75 anos de morte de Wolf-Ferrari e 50 anos de morte de Malipiero. 

 

Aproveitando a celebração dos 150 anos de Rachmaninov, serão apresentados todos os seus concertos para piano, assim como três sinfonias e outras obras sinfônicas do compositor. Serão executadas pela primeira vez obras corais de Brahms (Réquiem Alemão) e Poulenc (Glória), além de peças orquestrais como o poema sinfônico Assim falou Zaratustra de Strauss e o Concerto Romanesco de Ligeti.

 

Na série Fora de Série, realizada em nove sábados durante o ano, em 2023, a Filarmônica de Minas Gerais dedica-se ao tema “Segundas Opiniões”. A Orquestra irá explorar como compositores contribuíram com novas interpretações de obras de outros artistas. De acordo com o maestro Fabio Mechetti “em cada programa, teremos a oportunidade de constatar a criatividade com que esses grandes gênios da música universal conseguiram realizar obras magníficas com temas originalmente criados por outros”. 

 

CONVIDADOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Entre alguns destaques estão o regente e pianista Barry Douglas, um dos mais versáteis músicos da atualidade, que volta a se apresentar com a Filarmônica de Minas Gerais para executar o belíssimo Concerto nº 23 de Mozart e dirigir a Orquestra;  a violinista espanhola Leticia Moreno, que estreia com a Filarmônica e celebra os 200 anos de nascimento de Lalo com sua famosa Sinfonia Espanhola; a violinista Rachel Barton Pine retorna ao palco da Filarmônica para oferecer uma leitura empolgante de uma variação sobre o tema da ópera Fausto de Gounod; o pianista Cristian Budu interpreta o último concerto de Rachmaninov, em celebração ao sesquicentenário do compositor russo; o pianista italiano Benedetto Lupo retorna a Belo Horizonte e se  apresenta com a Orquestra em dois programas diferentes. Com o pianista venezuelano Sergio Tiempo, a Filarmônica apresenta um programa totalmente latino; o regente chileno Maximiano Valdés retorna a Belo Horizonte para conduzir a orquestra em dois concertos e o regente Thomas Sanderling traz sua experiência e dirige um programa totalmente dedicado à música russa. Entre os jovens talentos, teremos a mais recente vencedora do Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica, a violoncelista coreana Hayoung Choi, que faz sua estreia no Brasil executando o Concerto em Dó maior de Haydn, e o saxofonista Steven Banks, um dos jovens solistas de maior evidência no cenário musical norte-americano, que também estreia no Brasil interpretando duas importantes obras para o saxofone. A Temporada 2023 se encerra com o violoncelista Antonio Meneses introduzindo obra inédita encomendada pela Orquestra a André Mehmari, um dos mais notáveis compositores brasileiros da atualidade. 

 

O ano será especial, também, pela “prata da casa”, com músicos e musicistas da Filarmônica de Minas Gerais, que ganham destaque na programação 2023, como a pianista Ayumi Shigeta, o contrabaixista Neto Bellotto, o percussionista Rafael Alberto, o timpanista Hilvic González, o oboísta Públio Silva, a flautista Renata Xavier, a flautista Cássia Lima, o oboísta Alexandre Barros, o clarinetista Marcus Julius Lander, o fagotista Adolfo Cabrerizo e a harpista Clémence Boinot.

 

GRAVAÇÕES

A Filarmônica de Minas Gerais continuará sua parceria com o Itamaraty e o selo internacional Naxos no projeto A música do Brasil, que prevê o lançamento de obras de compositores brasileiros para divulgação no exterior. Desde o início da parceria, foram lançados álbuns dos compositores Alberto Nepomuceno (2019), Almeida Prado (2020), indicado ao Grammy Latino 2020, e D. Pedro I (2022), nas celebrações do bicentenário da Independência do Brasil. Em 2023, a Filarmônica de Minas Gerais gravará obras de Henrique Oswald, compositor essencial do Romantismo brasileiro, e de Ronaldo Miranda, que completa 75 anos no próximo ano. 

 

Outro projeto inédito da Filarmônica de Minas Gerais é a gravação das Sinfonias de Mahler. Desde 2017, a Orquestra já gravou cinco sinfonias desse compositor, que, de forma visceral, alcançou a alma humana com sua música. Depois de um hiato causado pela recente pandemia, a Filarmônica retoma essa tradição e grava a Sétima Sinfonia de Mahler,  obra de grande verve dramática e declarado otimismo na superação humana. 

 

LANÇAMENTOS DE CD

Em 2023, a Filarmônica de Minas Gerais lança CD de Carlos Gomes (Campinas, 1836 – Belém, 1896), com nove aberturas e trechos de ópera do compositor brasileiro. Em comemoração aos 125 anos de nascimento de Lorenzo Fernandez (Rio de Janeiro, 1897 – 1948), a orquestra lançará também um CD com a Primeira e a Segunda Sinfonia do compositor carioca, assim como seu famoso balé Reisado do pastoreio.  

Os dois álbuns integram a parceria da Filarmônica de Minas Gerais com o Itamaraty e o selo internacional Naxos no projeto A música do Brasil. As duas gravações foram realizadas em 2022.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO LIVRO DA TEMPORADA 2023 

CAMPANHA DE ASSINATURAS 2023

As Assinaturas são pacotes de ingressos vendidos antes do início da temporada, pela internet ou pessoalmente, na bilheteria da Sala Minas Gerais. O Assinante recebe vantagens que vão de significativos descontos nos preços dos ingressos à possibilidade de ocupar o mesmo lugar nos concertos adquiridos e à comodidade de receber, em casa, os ingressos das apresentações compradas. Além disso, Assinaturas têm sido adquiridas como opção de presente, pela experiência que proporcionam e pela razoabilidade de seu custo, além de durarem todo o ano. As séries disponíveis para assinatura são Presto, Veloce, Allegro, Vivace e Fora de Série, totalizando 57 concertos ao longo do ano nas séries de assinaturas. 

Lançado em 2009, o Programa de Assinaturas, iniciativa inédita nas produções culturais do estado, foi rapidamente abraçado pelo público da Filarmônica de Minas Gerais. Em 2023, os Assinantes contam com um novo benefício, o Banco de Ingressos. Por esse sistema de troca, o Assinante poderá disponibilizar seu ingresso, caso não possa comparecer a um concerto já adquirido, e pegar outro ingresso que esteja disponível para outra data.

Como ocorre todos os anos, a primeira etapa da campanha foi dedicada aos atuais Assinantes, para que possam renovar suas assinaturas. A partir de 18 de novembro de 2022 a 12 de fevereiro de 2023, será realizada a venda de novas assinaturas para novos assinantes e ex-assinantes. A campanha de assinaturas vai até 12 de fevereiro de 2023.