|    3 out 2021

Maestro José Soares vence o 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio

Aos 23 anos, maestro José Soares conquista os prêmios do júri e do público.

O maestro José Soares, Regente Assistente da Filarmônica, é o vencedor do 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio, edição 2021 (Tóquio International Music Competition for Conducting). José Soares recebeu também o prêmio do público.

A etapa final do concurso foi realizada nesta madrugada, com a participação de outros três regentes oriundos do Reino Unido, França e Japão. José Soares regeu a Abertura da ópera La gazza ladra de Rossini (peça obrigatória para os quatro finalistas) e Petrushka de Stravinsky, obra escolhida por ele.

O Concurso Internacional de Tóquio existe desde 1966 e premia as áreas de regência, canto e música de câmara, sendo que a modalidade regência se realiza a cada três anos. A 19ª edição recebeu 331 inscritos de 49 países; 14 maestros de 8 países foram selecionados para a primeira etapa do concurso, que teve início em 27 de setembro, na Tokio Opera City Concert Hall. As rodadas preliminares foram acompanhadas pela Orquestra Filarmônica de Tóquio, e a final foi realizada na mesma sala de concertos com a New Japan Philharmonic. Aos 23 anos, José Soares é o mais jovem entre os selecionados.

O júri, composto por 9 regentes da Holanda, Alemanha, Reino Unido, Áustria e Finlândia, foi presidido pelo maestro japonês Tadaaki Otaka, maestro titular da Orquestra Sinfônica NHK, diretor musical da Orquestra Sinfônica de Osaka e maestro laureado da BBC National Orchestra of Wales.

“Aliado a seu talento natural, José une também a seriedade, disciplina e empenho, que o qualificam como um jovem regente merecedor de tal conquista”, comemora o maestro Fabio Mechetti, Diretor Artístico e Regente Titular da nossa Orquestra. “Além do mérito pessoal e o reconhecimento de seu trabalho”, complementa Mechetti, “devemos também nos alegrar por ver que a capacidade de um brasileiro pode contribuir para alterar esse ambiente de imagem negativa pelo qual o Brasil tem passado”.

Mechetti se recorda, com humor, de que, “há alguns meses, quando José Soares ainda considerava sua participação no concurso, eu o estimulei a enfrentar esse desafio e disse a ele, meio brincando, que fosse, mas só para ganhar. Como bom discípulo que é, ele cumpriu à risca a minha proposta”. Mechetti conclui lembrando que “esta notícia une-se a muitas outras que colocam a Filarmônica cada vez mais firmemente no cenário internacional. Em nome dos músicos e de toda a família Filarmônica, damos nossos parabéns ao José e desejamos a ele cada vez mais sucesso”.

Parabéns, maestro José Soares! Prêmio mais do que merecido! Feliz da Filarmônica de Minas Gerais e do seu público, que já conhecem o seu talento bem de perto.

De Tóquio, o maestro José Soares nos manda o seu recado

“Ainda estou atônito com esse resultado e, sobretudo, com a experiência de passar pelo concurso. Um concurso de regência é uma ocasião em que somos testados ao máximo em nossos conhecimentos e capacidade de reação em curto espaço de tempo. E com um novo fator dos tempos em que vivemos: a obrigatoriedade de uma quarentena de 14 dias para todos os estrangeiros que foram ao Japão. Esse período solitário de confinamento já foi como uma ‘prova’ de resistência e autodisciplina. Logicamente, o nível de desafios em uma ocasião como esta é muito alto. Estudar ao máximo nunca é suficiente.

Sem dúvida, a Filarmônica foi o meu alicerce de experiência e apoio. Todas as vezes em que entrei para reger e em um ambiente de muita pressão –, é como se todos que fizeram parte da minha trajetória artística entrassem junto comigo: minha mãe, professores, colegas e, certamente, a minha nova ‘família’ na Filarmônica de Minas Gerais.

E esse suporte vale mais do que qualquer outra coisa. A felicidade de ser bem-sucedido neste evento é presente, mas também uma reflexão de que, acima de tudo, a música é um fator de conexão entre pessoas, despertando o belo e o sensível.

Especialmente em tempos tão difíceis, carrego em meu coração, neste reconhecimento, todos aqueles que fazem da música o seu ofício e, assim como eu, não conseguem viver sem cultivá-la e compartilhá-la com cada vez mais pessoas.

Minha mais profunda gratidão. Sem cada um de todos vocês, esta aventura não seria tão especial. Muito obrigado!”

Crédito da imagem: Tokyo International Music Competition For Conducting