|    26 fev 2018

Nossos 10 anos em palavras

O que são dez anos em idade orquestral? Pouco quando olhamos para a tradição na qual estamos inseridos, mas muito quando percebemos a história que construímos junto com vocês.

Nos dias 17 e 18 de fevereiro, nossa Orquestra celebrou uma década de existência interpretando a mesma obra que foi a centelha daquele 21 de fevereiro de 2008: a Sinfonia nº 9 em ré menor de Beethoven. Selecionamos aqui textos publicados na mídia sobre este marco e também alguns comentários deixados por representantes do nosso querido público no Facebook.

CONCERTO
10 anos de Filarmônica de Minas Gerais: muito a comemorar
A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais está comemorando 10 anos de existência. Não é pouco em nosso país, em que projetos de excelência são raríssimos e, quando iniciados, acabam por ter vida efêmera. (…)
por Nelson Rubens Kunze

CULTURADORIA
Orquestra Filarmônica é ovacionada em concerto comemorativo de 10 anos
Já se passaram quase 24 horas. O domingo foi intenso e nem por isso os acordes da Sinfonia nº 9 de Beethoven (1770-1827), apresentada pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais na noite de sábado, se apagam na minha memória. (…)
por Carolina Braga

ESTADÃO
Dez anos de Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. E agora?
Orquestra comemorou aniversário com dois concertos na Sala Minas Gerais, revelando a solidez de projeto construído cuidadosamente passo a passo, e hoje à espera de condições para alçar novos voos
por João Luiz Sampaio

ESTADO DE MINAS
Arte em tempo de crise
Na festa de 10 anos da Orquestra Filarmônica mineira, o regente titular, Fabio Mechetti, defende compromisso com qualidade e com o retorno do dinheiro público investido no grupo
por Pedro Galvão

MOVIMENTO.COM
Entrevista com o maestro Fabio Mechetti
Fabio Mechetti, sobre a Filarmônica de MG: “tenho meu sonho realizado”
por Leonardo Steffano

TUTTI CLÁSSICOS
Dez anos de Filarmônica de Minas: temporada 2018 começa dia 17 de fevereiro
Uma das poucas orquestras de primeira linha no Brasil, a OFMG traz concertos que celebram efemérides e planeja intensificar ações formadoras
por Luciana Medeiros

A experiência de ouvir a Nona Sinfonia ao vivo, por si só, é um momento impar. Ouvi-la no contexto da celebração dos 10 anos da nossa Filarmônica, nos deixa ainda mais emocionados, pois, de uma certa maneira, a Orquestra, ao executá-la, renova seu compromisso de atravessar o tempo e as barreiras, trazendo até nós, expectadores, as maravilhas da arte maior, a música. Obrigado, maestro Fabio Mechetti e todos os integrantes desta magnífica Orquestra. Parabéns e que venham muitos outros anos!
‌Ivair Barhouch Junior (Facebook | 20 de fevereiro de 2018)

A qualidade do concerto que a Filarmônica apresentou hoje é digna das melhores orquestras do mundo. Sem qualquer tipo de bairrismo, Minas Gerais pode se orgulhar de ter uma orquestra de nível internacional.
Antônio Andrade (Twitter | 18 de fevereiro de 2018)

No dia 21 de fevereiro de 2018, a @filarmonicamg faz 10 anos e comemorou a data com um belo concerto tocado na noite de ontem, na Sala Minas Gerais. No programa, o Hino Nacional Brasileiro, de Francisco Manuel da Silva, a Suíte Vila Rica, de Guarnieri, e a Sinfonia nº 9 de Beethoven. A execução da Suíte trouxe a emoção sempre sentida ao se ouvir a Filarmônica: a Orquestra das Alterosas regida por um maestro paulista reproduz a profunda percepção do genial maestro-compositor paulista das coisas da alma de Minas. Na festa de aniversário de 10 anos, a Sala Minas Gerais, lotada, ouviu emocionada a execução da Nona de Beethoven. Orquestra, coros e solistas brilharam!
Jorge Saffar (Twitter | 18 de fevereiro de 2018)

Foi de arrepiar! Como amo! Parabéns! Desejo muitos anos de vida para a Filarmônica! Sucesso e muitos e muitos concertos para nos encantar!
Conceição Maria Machado (Facebook | 19 de fevereiro de 2018)

Eu me emocionei desde o Hino Nacional. Há muito não o ouvia tão lindo. Bravo! Vida longa à Filarmônica.
Rose Cara (Facebook | 19 de fevereiro de 2018)

Como foi lindo o concerto na noite de ontem [18 de fevereiro]. Fomos privilegiados em conseguir comprar os ingressos. A Orquestra Filarmônica, cantores líricos e coro mereceram os aplausos entusiasmados do público presente.
Anamaria Rinaldi (Facebook | 19 de fevereiro de 2018)

Foi maravilhoso. Para mim foi uma mistura de sentimentos, que evocaram na minha mente vários momentos marcantes da minha relação com a Filarmônica. Uma “parceria” que já dura 10 anos, desde o primeiro concerto em 2008!
Rafael Fonseca Ferreira (Facebook | 19 de fevereiro de 2018)

Veja mais fotos em nossa página no Facebook.