Joanna Bello

Primeiros Violinos

primeiros-violinos_joanna bello

Nascida em Caracas, Venezuela, Joanna começou seus estudos de violino aos sete anos no El Sistema, com o professor Iosif Czengery. Em 1991, recebeu bolsa para estudar no Colégio Emil Friedman, com Luís Miguel González e Emil Friedman. Em 1996, com a bolsa Starling Foundation, cursou seu Bacharelado em Música com Andrés Cárdenes na Universidade de Carnegie Mellon, Estados Unidos. Em 2002, obteve seus mestrados em Performance e em Música de Câmara na Universidade de Michigan, Estados Unidos, com Stephen Shipps.

 

Recebeu o primeiro prêmio nos concursos de violino de Interlochen Intermediate Concerto Competition, Estados Unidos, e no Juan Bautista Plaza, Venezuela.

 

Participou de vários festivais, como o National Repertory Orchestra, Ecoles D’Art Americaines-Conservatoire Americain, Fontainebleau, Festival de Campos do Jordão e Festival Schleswig-Holstein, onde tocou por três anos e realizou turnês pela Europa e pelo Japão.

 

Apresentou-se sob a batuta de maestros como Christoph Eschenbach, Yutaka Sado, Kent Nagano, Semyon Bychkov, Carl Topilow, Christoph von Dohnanyi, Eiji Oue, Jaap van Zweden e Fernando Rosas. Participou de masterclasses com Yuval Yaron, Lenuta Ciulei, Margaret Pardee, Gérard Poulet, Joseph Silverstein, Sylvie Gazeau, Andrew Jennings, Edward Parmentier, Phillip Bush, Herre-Jan Stegenga, Ingrid Zur, entre outros.

 

Entre 2002 e 2015, tempo em que viveu em Santiago, integrou a Orquestra de Câmara do Chile, lecionou na Faculdade de Música da Universidad Mayor e formou o grupo de câmara Ensamble Nuevo Mundo. No Brasil, foi spalla da Camerata Antiqua, em Curitiba.

anterior próximo