Concertos para a Juventude 7 – O Carnaval dos Animais

José Soares, regente
Celina Szrvinsk, piano
Miguel Rosselini, piano
Inês Peixoto, narradora

|    Concertos para a Juventude

A. GUERRA
SAINT-SAËNS
A lenda do boto
O Carnaval dos Animais

José Soares, regente

Natural de São Paulo, José Soares é Regente Associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2022, tendo sido seu Regente Assistente nas duas temporadas anteriores. Venceu o 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio (2021), recebendo também o prêmio do público. Bacharel em Composição pela Universidade de São Paulo, iniciou-se na música com sua mãe, Ana Yara Campos. Estudou com o maestro Claudio Cruz e teve aulas com Paavo Järvi, Neëme Järvi, Kristjan Järvi e Leonid Grin. Foi orientado por Marin Alsop, Arvo Volmer, Giancarlo Guerrero e Alexander Libreich no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Pelo Prêmio de Regência recebido no festival, atuou como regente assistente da Osesp na temporada 2018. José Soares foi aluno do Laboratório de Regência da Filarmônica e convidado pelo maestro Fabio Mechetti a reger um dos Concertos para a Juventude da temporada 2019. Dirigiu a Osesp, a New Japan Philharmonic, Sinfônica de Hiroshima e Filarmônica de Nagoya, no Japão. Em 2024, conduziu a Orquestra de Câmara de Curitiba, a Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, retornou à Osesp e à Sinfônica Jovem de São Paulo, e tem concertos agendados com a Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro e a Sinfônica do Paraná, junto ao Balé do Teatro Guaíra.

Celina Szrvinsk é um nome reconhecido como pianista, pedagoga e produtora. Em todas essas linhas de atuação, tem priorizado a divulgação da música brasileira, seus compositores e intérpretes. Em Belo Horizonte dirige, desde 1991, programações de música de câmara, algumas hoje referências no cenário musical brasileiro, como o Festival de Maio, em sua oitava edição consecutiva e, desde 2010, a série de Concertos do Centro Cultural Minas Tênis Clube. Como educadora, é responsável pela formação de dezenas de jovens pianistas, muitos dos quais com marcante atuação artística e pedagógica. É docente convidada para masterclasses, oficinas de piano em festivais e comissões julgadoras de concursos importantes no Brasil, Alemanha e Suécia. Forma, desde 1983, um duo pianístico com Miguel Rosselini. Dos dois discos gravados pelo duo, o de 2005 foi eleito pela revista Diapason entre as melhores gravações brasileiras do ano. Desde 2006 atua em duo com o violoncelista Antonio Meneses, com quem já se apresentou nas principais salas de concerto do Brasil, além da Itália, Nova York, Bogotá e Quito. Também com Antonio Meneses gravou CD pelo selo AVIE, em Londres. No Japão, com a violinista Utae Nakagawa, realizou turnês e gravou sonatas de Grieg e Elgar. Celina foi solista com a Filarmônica de Minas Gerais e também com as orquestras filarmônicas de Câmara da Polônia e de Goiás; sinfônicas de Minas Gerais, Nacional, da USP, Municipal de Campinas e Orquestra de Câmara Sesiminas. Realizou ainda concertos na Rússia e Suíça. Na Alemanha, cursou mestrado e doutorado na Escola Superior de Música de Karlsruhe. Desde 1985 Celina Szrvinsk é professora da Universidade Federal de Minas Gerais.

Programa de Concerto

Camille Saint-Saëns escreveu O Carnaval dos Animais em 1886 para ser divertido, tanto que temia que a obra arruinasse a sua imagem como um músico sério. Por isso, proibiu as apresentações públicas até o fim de sua vida. Elas eram feitas apenas em ambientes privados, pois as numerosas citações inseridas por Saint-Saëns trazem um humor raro, que poderia ferir a alguns. A exceção foi “O cisne”, publicado ainda quando o compositor estava vivo, que se tornou conhecidíssimo graças à bailarina Anna Pavlova. São 14 movimentos, cada um trazendo um animal ou um grupo deles. Após uma rápida introdução, temos a "Marcha real do leão", seguida pelas "Galinhas e galos", acompanhadas pelos "Animais velozes". Depois de acelerar, é hora de colocar o pé no freio e conhecer as "Tartarugas". Na sequência, chegam "O Elefante", os "Cangurus", os peixes do "Aquário", os asnos ("Personagens de orelhas compridas"), o cuco ("O cuco no fundo do bosque") e todo o "Aviário". Terminada a festa das aves, a fina ironia de Saint-Saëns o fez incluir, entre os animais, os próprios pianistas, que, segundo o autor, “devem imitar o toque de um iniciante bem canhestro”. Eles são substituídos pelos "Fósseis" e depois pela bela melodia do já mencionado "O cisne". A bicharada então se reúne em um final emocionante.

17 nov 2024
domingo, 11h00

Sala Minas Gerais, com transmissão ao vivo pelo YouTube
Ingressos Transmissão

A distribuição online começará dia 13/11, ao meio-dia.

No dia da apresentação, a partir das 9 horas, 200 ingressos serão distribuídos diretamente na bilheteria da Sala Minas Gerais.

🤟 Interpretação em Libras.

|    mais informações sobre bilheteria
Quero ser lembrado deste concerto.
adicione à agenda 17/11/2024 11:00 AM America/Sao_Paulo Concertos para a Juventude 7 – O Carnaval dos Animais false DD/MM/YYYY
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30