Concertos para a Juventude 7

José Soares, regente

|    Concertos para a Juventude

A. GUERRA
SAINT-SAËNS
A lenda do boto
O Carnaval dos animais

José Soares, regente

Natural de São Paulo, José Soares é Regente Associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2022, tendo sido seu Regente Assistente nas duas temporadas anteriores. Venceu o 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio (2021), recebendo também o prêmio do público. Bacharel em Composição pela Universidade de São Paulo, iniciou-se na música com sua mãe, Ana Yara Campos. Estudou com o maestro Claudio Cruz e teve aulas com Paavo Järvi, Neëme Järvi, Kristjan Järvi e Leonid Grin. Foi orientado por Marin Alsop, Arvo Volmer, Giancarlo Guerrero e Alexander Libreich no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Pelo Prêmio de Regência recebido no festival, atuou como regente assistente da Osesp na temporada 2018. José Soares foi aluno do Laboratório de Regência da Filarmônica e convidado pelo maestro Fabio Mechetti a reger um dos Concertos para a Juventude da temporada 2019. Dirigiu a Osesp, a New Japan Philharmonic, Sinfônica de Hiroshima e Filarmônica de Nagoya, no Japão. Em 2024, conduzirá a Sinfônica Jovem de São Paulo e a Orquestra de Câmara de Curitiba. 

Programa de Concerto

Camille Saint-Saëns escreveu O Carnaval dos animais em 1886 para ser divertido, tanto que temia que a obra arruinasse a sua imagem como um músico sério. Por isso, proibiu as apresentações públicas até o fim de sua vida. Elas eram feitas apenas em ambientes privados, pois as numerosas citações inseridas por Saint-Saëns trazem um humor raro, que poderia ferir a alguns. A exceção foi “O Cisne”, publicado ainda quando o compositor estava vivo, que se tornou conhecidíssimo graças à bailarina Anna Pavlova. São 14 movimentos, cada um trazendo um animal ou um grupo deles. Após uma rápida introdução, temos a Marcha real do Leão, seguida pelas Galinhas e Galos, acompanhadas pelos Animais velozes. Depois de acelerar, é hora de colocar o pé no freio e conhecer as Tartarugas. Na sequência chegam O Elefante, os Cangurus, os peixes do Aquário, os Asnos, O Cuco e todo o Aviário. Terminada a festa das aves, a fina ironia de Saint-Saëns o fez incluir, entre os animais, os próprios pianistas, que, segundo o autor, “devem imitar o toque de um iniciante bem canhestro”. Eles são substituídos pelos Fósseis e depois pela bela melodia do já mencionado O Cisne. A bicharada então se reúne em um final emocionante.

17 nov 2024
domingo, 11h00

Sala Minas Gerais, com transmissão ao vivo pelo YouTube
Ingressos Transmissão

A distribuição online começará dia 13/11, ao meio-dia.

No dia da apresentação, a partir das 9 horas, 200 ingressos serão distribuídos diretamente na bilheteria da Sala Minas Gerais.

|    mais informações sobre bilheteria
Quero ser lembrado deste concerto.
adicione à agenda 17/11/2024 11:00 AM America/Sao_Paulo Concertos para a Juventude 7 false DD/MM/YYYY
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30