A história do repertório de concerto

27 e 28 de junho 2019, das 19H30 às 20H
Sala de Recepções
Palestrante:

ir para a página deste programa

Estreando nos Concertos Comentados, o músico, crítico e escritor Igor Reyner irá comentar sobre a história dos modelos de programa de concerto. A formação consolidada na França do século XIX é a que teremos nas apresentações desta quinta e sexta-feira: uma obra introdutória, um concerto com solista e uma grande sinfonia.

Abre o programa a novíssima “Fantasia Tarumã”, do prolífico compositor brasileiro João Guilherme Ripper, interpretada pelo pianista Jean-Louis Steuerman, a quem a obra foi dedicada. Em seguida, apresentaremos o conhecido “Concerto para piano nº 1 em sol menor”, de Felix  Mendelssohn. O programa se encerra com a “Sinfonia nº 2 em si menor”, de Borodin, integrante do Grupo dos Cinco, na Rússia.

Bacharel em piano e mestre em música pela UFMG, Igor Reyner é doutor em letras pelo King’s College London, Inglaterra. Ex-bolsista CAPES (Mestrado e Doutorado Pleno no Exterior), tem continuamente contribuído com resenhas para as revistas acadêmicas <i>French Studies</i> e <i>Modern Language Review</i>. Redator de notas de programa da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, seu trabalho situa-se igualmente no campo musical e literário, bem como em seus entrecruzamentos. De volta ao Brasil, tem contribuído como parecerista para conferências nacionais e internacionais, participou da organização do evento Sonologia 2019: International Conference on Sound Studies (USP) e do 7º Festival de Maio – Cordas e Piano, e colabora com o NuSom: Núcleo de Pesquisa em Sonologia da Universidade de São Paulo. Com artigos publicados em francês, inglês e português, encontra-se envolvido com a publicação de seu livro, <i>Listening in Proust: The Audile Narrator of ‘A la recherche du temps perdu’</i>, pela Cambridge University Press.