O folclore brasileiro na obra de Villa-Lobos

16 e 17 de maio 2019, das 19H30 às 20H
Sala de Recepções
Palestrante: Rossini Parucci

ir para a página deste programa

Um programa inteiramente brasileiro nos concertos dos dias 16 e 17 de maio! Dois nomes de grande importância para o reconhecimento internacional que o Brasil conquistou na música de concerto: Villa-Lobos e Almeida Prado. Neste Concerto Comentado, a atenção do nosso convidado, o contrabaixista e maestro Rossini Parucci, será para a monumental obra de Villa-Lobos, a Floresta do Amazonas, que mostra de maneira única as profundas raízes da cultura e do povo brasileiro. A relação de Villa com a riqueza do nosso folclore é tão íntima que ele afirmava ter sido o mapa do Brasil seu principal livro de harmonia.

Rossini Parucci

Natural de Londrina, Rossini Parucci iniciou seus estudos em composição e regência com o maestro Othonio Benvenuto e em técnica vocal com Semiramis Lück. No contrabaixo, foi orientado por Francisco das Chagas, Sérgio de Oliveira, Waldir Bertipaglia e Catalin Rotaru. Estudou regência orquestral com Wayne Bailey e Neil Thomson.
Como regente, já esteve à frente do Madrigal de Londrina, Coral Viva Voz, All Saints Chamber Choir e Orquestra de Câmara Solistas de Londrina. Graduado em Música pela Arizona State University, Estados Unidos, atualmente integra o naipe de Contrabaixos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Rossini participou do Laboratório de Regência em 2018.