Obras e
compositores

Em sua trajetória, a Filarmônica já interpretou vários compositores. Aqui você pode conhecer melhor a história e as obras de alguns deles. Use os filtros para encontrá-los.

Encontre

Richard
WAGNER

Wagner revolucionou a apresentação da ópera ao utilizar, em O anel do Nibelungo, o conceito Gesamtkunswerk (“a obra de arte total”), que propõe a união da música com poesia, artes cênicas e visuais. Um dos expoentes do Romantismo tardio, Wagner inovou também na sonoridade e na instrumentação. Descobriu novos timbres e combinações e foi responsável pela construção de novos instrumentos, como as tubas wagnerianas.

William
Walton

Importante compositor inglês do século XX, Walton construiu uma obra expressiva, que ajudou a reinserir seu país no cenário sinfônico internacional. Entre seus trabalhos mais elogiados estão o Concerto para viola, a Primeira Sinfonia, Façade e as trilhas compostas para a trilogia shakespeariana de Laurence Olivier no cinema.

Anton
Webern

Discípulo de Schoenberg e muito amigo de Berg, Webern completa, com eles, a trinca da chamada Segunda Escola de Viena. Suas composições são extremamente concisas e dão grande valor ao silêncio. Tornaram-se referência na linguagem atonal, influenciando dezenas de artistas contemporâneos.

Henri
Wieniawski

Exímio violinista, com muita intensidade de expressão e técnica original, o polonês Wieniawski produziu importantes obras para violino, incluindo dois concertos que são considerados verdadeiros desafios para os instrumentistas.