O Carnaval de Veneza

Jean Baptiste Arban

Jean-Baptiste Arban, músico francês nascido em Lyon, foi um virtuose do trompete, regente e pedagogo emérito. Primeiramente engajado na marinha como músico, veio a estudar no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, onde obteve um Primeiro Prêmio em 1845.
Terminados seus estudos no Conservatório, e estimulado pela técnica fantástica de Paganini, Arban dedicou-se a sistematizar sua técnica e a propor aprimoramentos na construção do trompete. Participa então de diversas orquestras, publica seu livro, Grande Méthode complète pour cornet à pistons et saxhorn , em que figuram as célebres Variações sobre o Carnaval de Veneza e, em 1869, é contratado pelo Conservatório como professor.
Em 1874 deixa o Conservatório para dirigir concertos na Rússia, com imenso êxito.
Por um lado, Arban foi o grande inovador no aperfeiçoamento de seu instrumento e responsável por sua divulgação e popularização; por outro lado, causava impacto no público, em suas excursões pela Europa, pelo extraordinário virtuosismo de sua técnica.
Mas foi como pedagogo que Arban passou à posteridade, com a elaboração do Método que se celebrizou, entre muitos volumes de exercícios ainda hoje utilizados.

 

Paulo Sérgio Malheiros dos Santos
Pianista, Doutor em Letras, Professor na UEMG, autor dos livros Músico, doce músico e O grão perfumado: Mário de Andrade e a arte do inacabado. Apresenta o programa semanal Recitais Brasileiros, pela Rádio Inconfidência.

anterior próximo