Don Carlo: Per me giunto è il dì supremo

Giuseppe VERDI

(1867)

Instrumentação: piccolo, 2 flautas, oboé, clarinete, 3 fagotes, 2 trompas, 2 trompetes, 3 trombones, tímpanos, cordas.

 

Quando compôs a ópera Don Carlo, em 1867, Verdi já se avultara como importante figura do nacionalismo italiano, tanto cultural quanto politicamente. Entre 1861 e 1865, após a unificação italiana, o compositor atuou como deputado no Parlamento de Turim e, posteriormente, foi eleito senador pelo rei. A ópera Don Carlo pertence ao tríptico de óperas compostas por Verdi para teatros estrangeiros: La Forza del Destino, para a Ópera de São Petersburgo; Don Carlo, para a Ópera de Paris; e a célebre Aída, para a Ópera do Cairo. Assim como exigido pelos moldes do grand opéra – gênero típico da Ópera de Paris –, Don Carlo foi composto em cinco atos, sendo a maior ópera de Verdi. Uma de suas mais famosas árias pertence ao personagem Rodrigue, Marquês de Posa, fidelíssimo amigo de Don Carlo, quando este está preso por confrontar seu pai, o Rei Filippo II. Rodrigue, entoando a ária Per me giunto è il dì supremo (De mim aproxima-se o dia supremo), sacrifica sua vida pela liberdade de Carlo, na esperança de que Deus recompense sua morte.

 

Marcelo Corrêa
Pianista, Mestre em Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais, professor na Universidade do Estado de Minas Gerais.

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